Se você sente vontade de começar a vender, mas não sabe exatamente como dar o primeiro passo, saiba que isso é mais comum do que parece. O universo das vendas é vasto e cheio de possibilidades.
O mais importante é entender que existe espaço para todos os perfis, e que começar pequeno é totalmente normal — o que conta é dar o primeiro passo.
Uma das opções mais acessíveis é começar com produtos físicos. Você pode atuar de diferentes formas:
1. Venda Porta a Porta:
Essa é uma das maneiras mais tradicionais e ainda muito eficiente para quem quer começar rápido, com baixo investimento. Escolha produtos de fácil aceitação, como acessórios, cosméticos, utilidades domésticas ou alimentos. O contato direto cria confiança e desenvolve sua habilidade de abordagem e negociação.
2. Loja em Comércio Físico:
Se você já tem uma estrutura ou pensa em fazer um investimento maior, abrir uma pequena loja ou um quiosque em áreas de movimento pode ser o próximo passo. Essa opção exige mais planejamento financeiro e gestão de estoque, mas também oferece uma vitrine fixa para conquistar clientes. Mas você pode também trabalhar em uma rede de verejo na sua cidade, onde vai aprender a ser liderado por um gestor e também terá a possibilidade de atender muitas pessoas e, assim, aprender sobre lidar com o próximo.
3. Empreendimento Próprio:
Você pode criar a sua própria marca, como eu fiz com a Zeto. Esse caminho envolve criar uma identidade, pensar no posicionamento de mercado, construir relacionamento com fornecedores e investir em marketing. A vantagem é a liberdade de construir algo que tenha a sua cara e potencial de crescimento a longo prazo.
Independente da opção que você escolher, lembre-se: o mais importante é conhecer bem o que você vende e acreditar no seu produto.
Seja vendendo de porta em porta, em uma loja ou criando sua própria marca, quem acredita no que oferece transmite confiança — e confiança gera vendas.
O sucesso não vem da noite para o dia, mas começa exatamente aqui: no primeiro passo que você decide dar hoje.
Vamos juntos transformar vontade em ação!